As aplicações dos lingotes de alumínio na indústria

lingotes de alumínio

Os lingotes de alumínio são blocos metálicos não ferrosos, ou seja, que não contêm ferro em sua composição. Deste grupo, é a matéria-prima mais requisitada para aplicações industriais, devido à alta resistência, leveza e versatilidade que oferece.  

Trata-se de um metal extraído da bauxita que, ao ser misturado com outros compostos em menor quantidade, como: cobre, silício, manganês, magnésio e zinco, forma ligas de alumínio úteis para diferentes aplicações. 

É justamente sobre essa solução que iremos tratar no post de hoje. Confira abaixo as principais aplicações industriais dos lingotes de alumínio.

Lingotes de alumínio para fundição de peças

Os lingotes de alumínio são populares para fundição, por oferecem bom desempenho durante esse processo. Afinal, possuem baixa densidade em comparação a outros metais, contam com boa resistência mecânica e não perdem suas propriedades ao serem submetidos à técnica.

lingotes de alumínio

Além disso, é comum receberem tratamentos anticorrosivos ao longo das etapas de fundição, tornando-se mais resistentes a meios severos. O resultado da fundição de lingotes de alumínio, é a fabricação de tubos, chapas e peças de alta qualidade, sem a necessidade de fazer um investimento alto. 

Uma solução eficiente para fabricação de eletrônicos e automóveis 

A leveza, alta resistência e controle de calor que os lingotes de alumínio oferecem, também são aspectos indispensáveis para fabricação de eletrônicos e automóveis. No caso da indústria automotiva, a matéria-prima costuma ser utilizada em pisos, rodas e carcaças dos veículos. Desse modo, proporcionam segurança aos passageiros e redução dos gastos com combustível, já que deixam os veículos mais leves. 

Por outro lado, computadores, tablets, celulares e muitos outros equipamentos eletrônicos fabricados com lingotes de alumínio, contam com alto rendimento. Isso porque, esse metal impede que os dispositivos esquentem, mesmo após longos períodos de uso. Também são antimagnéticos e não faiscantes, garantindo segurança aos usuários. 

Vale ressaltar que os lingotes de alumínio são úteis tanto para confecção da parte externa dos equipamentos, como de peças internas, conhecidas como dissipadores de calor. Esses componentes absorvem parte do calor emitido durante o funcionamento das máquinas, de modo que não prejudique o funcionamento das peças. 

Protagonistas em indústrias de embalagens

Outra utilização clássica dos lingotes de alumínio na indústria, é para fabricação de embalagens. O material é eficiente para composição de latinhas, bandejas e serve até mesmo para o revestimento de embalagens plásticas. 

Nesse setor, o metal se destaca pela possibilidade de ser reciclado infinitas vezes e por preservar as propriedades dos alimentos. Afinal, a embalagem garante o frescor, protege o conteúdo contra agentes externos e estende o prazo de validade de alguns produtos.

Mais aplicações dos lingotes de alumínio

lingotes de alumínio

Além dessas utilizações, os lingotes de alumínio são essenciais para outras aplicações, como:

  • ar-condicionado e trocadores de calor;
  • ferramentas;
  • janelas, portas e portões;
  • utensílios de cozinha;
  • e muito mais. 

FBM: referência em lingotes de alumínio

Agora que você já sabe como os lingotes de alumínio são essenciais para diversos projetos, compre com a melhor fornecedora do mercado: a Fundição Brasileira de Metais (FBM). Com mais de 30 anos de experiência, disponibilizamos o que há de melhor em metais não ferrosos, como:

  • cobre;
  • latão;
  • zinco;
  • chumbo;
  • entre outros, acesse o site para conferir mais.
fbm logo

Leia também sobre as vantagens de usar lingotes de latão.

Deixe um comentário