Quais são as propriedades dos lingotes de chumbo

reciclagem de chumbo

Os lingotes de chumbo são aglomerados metálicos, essenciais para diversas produções. A liga está entre as seis matérias-primas mais requisitadas por indústrias, principalmente voltadas à confecção de baterias automotivas e estacionárias (trabalham como reservas de energia, em nobreaks, por exemplo).

Se interessou pelo assunto? No post de hoje, trataremos sobre as propriedades e mais aplicações dos lingotes de chumbo. Veja!

Propriedades

Para ajudá-lo a conhecer mais sobre os lingotes de chumbo, enumeramos abaixo as cinco principais propriedades do material. Olha só:

1. Ductilidade e maleabilidade

A ductilidade e maleabilidade dos lingotes de chumbo são propriedades que favorecem a usinagem desse metal. Ou seja, o material pode ser deformado, prensado ou enrolado, sem romper e perder resistência. Desse modo, é possível fabricar diversas peças, de chapas até tubos de chumbo.

lingotes de chumbo

2. Resistência à corrosão

Mais uma vantagem que confere versatilidade aos lingotes de chumbo, é a resistência à corrosão, mesmo diante da ação de alguns ácidos, como clorídricos e sulfúricos. Isso acontece já que, ao entrar em contato com essas substâncias, o chumbo cria uma camada de proteção que impede danos à estrutura. 

3. Estética

Em relação à estética dos lingotes de chumbo, destaca-se a coloração cinza azulada e o estado sólido em temperatura ambiente. Além disso, trata-se de um metal pesado, macio e com baixo ponto de fusão. 

4. Reciclabilidade

Os lingotes de chumbo podem ser reciclados infinitas vezes, sem perder suas características. Inclusive, é justamente a reciclagem, uma das principais fontes para obtenção da matéria-prima. 

lingotes de chumbo

Além de economicamente mais vantajoso, esse processo é fundamental para impedir prejuízos ambientais, ligados até mesmo a intoxicação de seres vivos por esse metal tóxico. Mais um ponto importante é que o chumbo não é encontrado com facilidade na natureza, está geralmente misturado a outros materiais. 

5. Condutibilidade (mau condutor elétrico)

Os lingotes de chumbo também são conhecidos por impedirem a circulação de partículas de eletricidade pela peça. Desse modo, são aliados contra curtos-circuitos em sistemas de energia e evitam a passagem de eletricidade para o corpo de pessoas durante a realização de exames, como raio-x.

Aplicações

lingotes de chumbo

Diante de tantas vantagens, os lingotes de chumbo ganham variadas aplicações em indústrias e na construção civil. Além das baterias, são importante para as seguintes fabricações:

  • acessórios bélicos;
  • ligas metálicas;
  • soldas;
  • cabos elétricos;
  • ferrovias;
  • e muito mais. 

Onde comprar lingotes de chumbo?

A FBM é uma empresa especializada na venda de lingotes de chumbo e outros metais não ferrosos. Trabalhamos com produtos fabricados internamente com sucatas e outros comprados de fornecedores referências no segmento. Para atender aos clientes com máximo de segurança e alto desempenho, todas as soluções são submetidas à testes de qualidade. 

Ainda está em dúvida se o lingote de chumbo é a melhor opção para os seus projetos? Entre em contato com um especialista e saiba mais. 

fbm logo

Para ficar por dentro de todas as novidades sobre sucatas, lingotes de metais e muito mais conteúdos como esse, continue acompanhando os próximos posts aqui no blog FBM.

Deixe um comentário