Entenda o porquê a reciclagem de chumbo é essencial

reciclagem de chumbo

A reciclagem de chumbo e outros metais não ferrosos, é uma prática essencial para o uso consciente das matérias-primas. Afinal, grande parte das indústrias dependem dessas alternativas, extraídas de fontes não renováveis, para funcionarem.

Além de preservar o minério, a reciclagem de chumbo evita a contaminação dos seres vivos, contribui com a limpeza urbana e, claro, oferece inúmeros benefícios ao meio ambiente. 

No post de hoje, vamos tratar mais a fundo sobre os motivos pelos quais a reciclagem de metais não ferrosos, especialmente do chumbo, é tão importante. Confira!

Razões para incentivar a reciclagem de chumbo

reciclagem de chumbo

A seguir, enumeramos os três principais motivos pelos quais é essencial fazer reciclagem de chumbo. Veja só:

Reciclagem do chumbo e a preservação de recursos naturais 

Para entender este conceito, vamos a uma breve definição do que são recursos naturais não renováveis: são matérias-primas encontradas na natureza, úteis para o desenvolvimento do homem, mas que não são renovadas com frequência ou rapidez, isto é, podem esgotar. 

Os minerais fazem parte deste grupo de recursos naturais não renováveis e, assim como os outros metais, o chumbo é extraído de um mineral, a galena. Isto quer dizer que, se houver extração em excesso, a galena pode esgotar. 

Impede a intoxicação de seres vivos por chumbo

Por ser um material com toxidade elevada, a reciclagem de chumbo é importante para impedir a contaminação dos seres vivos. Isso porque, ao entrar em contato com o organismo humano ou com animais, o chumbo provoca doenças e pode levar à morte. 

reciclagem de chumbo

Em geral, a contaminação acontece através da poluição da água ou do ar. Por isso, existem leis que determinam que o chumbo e outros metais pesados devem ser destinados à reciclagem, não podem ser descartados na natureza. 

Benefícios à limpeza da cidade e ao meio ambiente 

Por dar uma destinação correta aos produtos, a reciclagem de chumbo contribui com a limpeza da cidade, reduzindo enchentes e problemas ligados ao mal-uso de aterros sanitários. 

Além disso, a reciclagem de chumbo impede o surgimento de problemas ambientais, ocasionados pela extração de minérios (assoreamento de rios, alteração na fauna e flora local, poluição do ar, mudanças no pH da água, entre outros), bem como a contaminação dos animais. 

Conheça o papel da sua indústria neste processo

Diante da importância da reciclagem de chumbo, é essencial que todos os produtores que utilizam essa matéria-prima, se mobilizem em prol do descarte correto do chumbo. Então, para destinar os seus produtos de chumbo inutilizados à reciclagem e comprar chumbo reciclado preço justo, siga as seguintes orientações:

Como reciclar chumbo?

Para reciclar chumbo, basta destinar baterias, soldas elétricas e outros equipamentos feitos com essa matéria-prima, a empresas especializadas na reciclagem de metais não ferrosos. Além de favorecer a sociedade e o meio ambiente, você ainda pode fazer negócio com a venda de sucatas de chumbo. 

Onde encontrar chumbo reciclado preço justo?

Outra vantagem é que, apesar de ter a mesma qualidade da matéria-prima virgem, o chumbo reciclado é encontrado com preço melhor. Afinal, a transformação de sucatas demanda menos etapas de produção e custo com recursos, em comparação ao processamento da matéria-prima virgem.

Para reciclar chumbo ou comprar lingotes de chumbo reciclado com elevada qualidade, conte com a FBM. Estamos prontos para melhor atender às necessidades da sua indústria, sem prejudicar o meio ambiente!

fbm logo

Gostou deste conteúdo? Continue a leitura sobre o assunto, no post que falamos sobre logística reversa

Deixe um comentário