Transformação de sucata: conheça a importância desse serviço ao meio ambiente

preço sucata

A transformação de sucata é um serviço que movimenta a economia, já que praticamente todos os setores utilizam metais em suas produções, seja como matéria-prima, seja nos maquinários. Além disso, é essencial para preservar o meio ambiente. Quer saber o porquê? Siga a leitura!

O que é transformação de sucata?

Antes de tratar sobre a importância desse processo para o meio ambiente, é necessário entender o que é a transformação de sucata. O serviço consiste no recolhimento de sobras de metais deixados durante processos industriais e produtos eletrônicos que chegaram ao fim da vida útil.

Depois disso, o material recolhido passar por uma minuciosa avaliação para separação das partes que poderão ser reutilizadas, bem como a diferenciação de cada metal. Só então começa o processo de transformação de sucata, com o objetivo de reaproveitar as matérias-primas para fabricação de peças variadas. 

Como é feita a transformação de sucata

transformação de sucata

Ao contrário das produções realizadas com material virgem, o beneficiamento ou transformação de sucata, dispensa as etapas de extração do minério e transformação primária. Desse modo, os metais não ferrosos passam apenas pelo processo de derretimento e transformação em lingotes e outras peças

A importância do serviço para o meio ambiente

Agora será mais fácil relacionar a transformação de sucata com a preservação do meio ambiente, tema tão essencial para indústrias, empresas e governos. Afinal, a sustentabilidade auxilia na preservação dos recursos naturais, reduz desastres ambientais, contribui com a qualidade do ar e gera muito mais benefícios para a manutenção da vida na terra. Veja só:

Diminui a geração de lixo

Por serem muito duradouros e resistentes, os metais podem demorar até 500 anos para se decompor na natureza. Em contrapartida, a maioria das soluções não ferrosas também são 100% recicláveis. Isto quer dizer que a transformação de sucata aproveita todas as partes dessas matérias-primas, sem que percam as suas propriedades. 

Ao serem reaproveitados, os metais não são descartados de maneira incorreta no meio ambiente ou em aterros sanitários. Portanto, o serviço de transformação de sucata impede a contaminação do solo, água e ar pelo chorume produzido.

Confere segurança à população local e aos animais

Os metais pesados, como chumbo e mercúrio, são altamente perigosos para os seres humanos e animais. Tratam-se de substância tóxicas que, ao entrarem em contato com a população local, colocam em risco à saúde e a vida das pessoas.  

Diante disso, é essencial tomar ainda mais cuidado na hora de fazer a manipulação de metais pesados. A recomendação é contar com um serviço de logística reversa destinado à transformação de sucata, de modo a evitar o descarte incorreto dos materiais. 

Evita prejuízos causados pela extração dos minérios

transformação de sucata

Apesar de ser uma atividade fundamental para o desenvolvimento socioeconômico dos países, a extração dos minérios (feita de maneira errada), gera grandes impactos ambientais. Por exemplo, o desmatamento da vegetação e retirada do solo fértil.

Além disso, durante a extração de minérios pode acontecer a contaminação do solo e da água por materiais tóxicos. Outro problema, é que a mudança feita no percurso dos rios e na estética do solo ocasiona a morte de alguns animais que habitam naquela região. Nesse caso, a transformação de sucata é fundamental por dispensar a necessidade de extração de novos minérios. 

Proporciona economia de recursos naturais

Durante a extração e produção primária dos metais também é destinado uma quantidade enorme de recursos naturais, principalmente de água. Além disso, já existem áreas no Brasil, onde o minério foi totalmente extraído e o solo inutilizado.  

fbm logo

Viu só como é importante contar com serviço de transformação de sucata para preservar o meio ambiente? A FBM possui vasta experiência no assunto e está pronta para ajudá-lo a favorecer o meio ambiente e o seu bolso, já que economia e sustentabilidade andam juntos. Acesse o nosso site e saiba mais!

Deixe um comentário