Estamparia de cobre: conheça mais sobre esse serviço

estamparia de cobre

A estamparia de cobre é essencial para confecção de peças em diversos formatos e dimensões. Esse serviço atende tanto as aplicações industriais, como serve para o desenvolvimento de acessórios feitos para o dia a dia. 

No post de hoje, vamos ajudá-lo a conhecer mais sobre como é feito, as vantagens e para que serve o serviço de estamparia de cobre. Acompanhe!

Estamparia de cobre: o que é e como é feita

A estamparia de cobre consiste em processos mecânicos feitos a frio, para moldar chapa metálica conforme projeto desejado. Diante disso, os profissionais utilizam uma prensa, responsável por cortar, dobrar, repuxar e realizar outras ações para esculpir a peça de maneira adequada.  

estamparia de cobre

Reunimos abaixo as características de três etapas principais desenvolvidas na estamparia de cobre. Veja só:

Corte: neste caso, a prensa utilizada na estamparia de cobre tem a função de pressionar o material com uma força de cisalhamento, ocasionando corte ou perfuração da chapa. 

Dobra: a chapa de cobre também pode ser dobrada quantas vezes forem necessárias para proporcionar um formato ideal à peça. 

Repuxo: a estamparia de cobre por repuxo é possível graças a boa ductilidade (tolerância a deformação) que o material apresenta. Afinal, trata-se de um método de estiramento, realizado para reduzir a espessura do metal. 

Conheça as vantagens de investir nesse serviço

A estamparia de cobre é um método que conta com diversas vantagens, devido à maneira como as fabricações são realizadas e as propriedades que esse metal requisitado possui. Em relação aos benefícios do processo, destacam-se baixo custo e rapidez na produção das peças, excelente acabamento, alta precisão dimensional e variedade nos formatos dos modelos. 

Além disso, o serviço de estamparia de cobre é realizado com maior controle de qualidade e baixa produção de cavaco. Isto quer dizer que, além de proporcionar soluções de alto desempenho, o processo reduz desperdícios de material. Também é aliado das produções seriadas, já que através da estamparia de cobre é possível moldar diversas peças padronizadas.

O cobre, por sua vez, conta com elevada resistência à corrosão, suporta choque mecânicos e dispõe de longo tempo de vida útil, além de ser excelente condutor de calor e eletricidade. Por isso, é uma matéria-prima requisitada por diversas indústrias e setores.   

Afinal, para que serve a estamparia de cobre?

estamparia de cobre

A estamparia de cobre é útil para confecção de uma variedade incrível de peças, principalmente modelos padronizados e fornecidos em grande quantidade. Diante disso, variadas indústrias investem nesse serviço, entre as quais estão:

  • peças automotivas;
  • eletrodomésticos;
  • conexões hidráulicas;
  • joias;
  • maquinários industriais;
  • ornamentos;
  • dispositivos eletrônicos;
  • e muito mais.

Encontre as melhores soluções na FBM

A Fundição Brasileira de Metais (FBM) oferece o que há de mais completo em metais não ferrosos. Além do cobre, contamos com outras soluções excelentes para o serviço de estamparia, como: alumínio, latão, zinco, bronze e muito mais. Fale conosco e saiba como podemos ajudá-lo. 

fbm logo

Gostou de saber tudo sobre estamparia de cobre? Aproveite que está em nossa página, leia também sobre o serviço de logística reversa

Deixe um comentário