Lingotes de Latão: conheça as vantagens

liga de latão

Os lingotes de latão são utilizados para fabricação de diversos produtos, por exemplo: instrumentos musicais, peças de decoração, bijuterias, tubos, torneiras, conexões, equipamentos médicos e muito mais. 

Trata-se de uma liga metálica, formada principalmente por cobre e zinco. Devido à coloração amarela brilhante, semelhante ao ouro, era a matéria-prima principal para confecção de espelhos e moedas na antiguidade.

lingotes de latão

Mas, afinal, o que faz com que os lingotes de latão sejam, até hoje, soluções tão requisitadas para variadas aplicações? Continue a leitura e conheça todas as vantagens dessas peças. 

Propriedades que beneficiam diferentes indústrias

A seguir, enumeramos as principais características dos lingotes de latão e como beneficiam diferentes indústrias. Acompanhe!

São lingotes fáceis de trabalhar

A versatilidade de aplicações dos lingotes de latão se deve à boa maleabilidade e ductilidade, bem como ao baixo ponto de fusão que essas peças apresentam. Isso quer dizer que o material pode ser moldado com facilidade em diferentes formatos e dimensões, originando tubos, chapas, bobinas e até mesmo fios. 

Bons condutores de calor e eletricidade 

Por contarem com alta concentração de cobre em suas formulações, os lingotes de latão são excelentes condutores de calor e energia elétrica. Também são resistentes aos desgastes e não geram faíscas. Desse modo, é comum a aplicação em radiadores, trocadores de calor e dispositivos de comunicação. 

Contam com baixa fricção

Mais uma vantagem, principalmente para fabricação de peças móveis, é o baixo coeficiente de atrito dos lingotes de latão. Essa propriedade facilita a movimentação entre duas superfícies, reduzindo desgastes. 

lingotes de latão

A resistência à corrosão dos lingotes de latão

Além de todas as vantagens citadas anteriormente, a alta resistência à corrosão do latão, chama a atenção de diversas indústrias. Isso porque, o material se diferencia de outras ligas, quando o assunto é oxidação. 

Ao ser exposto às variações climáticas, é formada uma pátina sobre a superfície dos lingotes de latão. Essa camada contribui com a proteção da peça, impedindo a deterioração, ou seja, a corrosão. A pátina também é aliada de arquitetos e designs que desejam apostar em decorações rústicas. 

Lingotes de latão: uma solução ecologicamente correta

Vale a pena destacar que os lingotes de latão são soluções sustentáveis. Afinal, essa liga metálica possui longo período de vida útil e, ao passar por processos de reciclagem, não perde suas propriedades. 

Portanto, a sua empresa pode contribuir com o meio ambiente e ser beneficiada com a reutilização dessas sucatas não ferrosas. Veja como:

Venda sucatas de latão: basta destinar as sobras ou aparelhos inutilizados às empresas especializadas em reciclagem de sucatas. Assim, você evita o descarte inadequado dessas matérias-primas e ganha uma renda extra.

lingotes de latão

Compre lingotes de latão reciclados: além de contribuir com a sustentabilidade, essas peças possuem a mesma qualidade que os metais primários, mas costumam ser mais baratas (já que não é necessário passar por todos os processos de produção). 

FBM: compre o que há de melhor em lingotes 

Agora que você já sabe que os lingotes de chumbo são soluções vantajosas para os seus projetos, compre em uma empresa referência no assunto: a FBM. Há mais de quatro décadas no mercado, oferecemos uma linha completa de metais ferrosos de alta qualidade para suprir as suas demandas. 

fbm logo

Acesse o site e conheça mais sobre o nosso trabalho. 

Deixe um comentário