Conheça o serviço de logística reversa

tipos de sucata

Assim como a logística destinada à entrega dos produtos aos distribuidores e consumidores, o serviço de logística reversa é essencial para o sucesso das empresas. Em referência ao nome, trata-se de uma etapa contrária ao processo de venda, funciona como a devolução do produto.

No post de hoje, vamos ajudá-lo a entender tudo sobre a importância do serviço de logística reversa. Confira!

O que é serviço de logística reversa?

logística reversa

A logística reversa consiste no manejo de mercadorias após o fim da vida útil, de modo a realizar o descarte correto ou fazer o reaproveitamento de resíduos. Trata-se de um serviço essencial para a preservação do meio ambiente, além de ser obrigatório para alguns setores. 

O serviço de logística reversa acontece através da parceria entre clientes, comerciantes, fabricantes e órgãos públicos. Enquanto as empresas privadas devem estimular os consumidores a devolverem os produtos inutilizados e destiná-los aos locais adequados, os órgãos estatais são responsáveis por fiscalizar os processos de descarte ou reciclagem dos materiais. 

Vale ressaltar que, também faz parte do serviço de logística reversa, a devolução de produtos por defeito, arrependimento, tamanho inadequado, entre outras situações que ocasionem o retorno do material ao fabricante.

Saiba mais sobre a obrigatoriedade da logística reversa

Conforme a Lei Nº 12.305, estão incluídos nesse grupo fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes dos seguintes produtos:

  • agrotóxicos;
  • pilhas e baterias;
  • pneus;
  • óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
  • lâmpadas fluorescentes;
  • produtos eletrônicos e seus componentes. 

Conheça as vantagens desse serviço

Além de seguir a legislação, contar com serviço de logística reversa é uma solução que contribui com a imagem da marca no mercado e dispõem de inúmeros benefícios ao meio ambiente. Veja só:

Preservação dos recursos naturais

Com o reaproveitamento feito pelo serviço de logística reversa, não é necessário realizar a extração de mais matéria-prima. Desse modo, os recursos naturais são preservados, bem como a fauna, flora e até mesmo a população local, não sofrem os impactos da extração. 

Redução da produção de lixo

Por ser uma prática que visa o descarte correto e o reaproveitamento dos materiais, não há produção de lixo responsável pela contaminação de rios, solo e até mesmo do ar. Isso também vale para os produtos perigosos, que devem ser manuseados e descartados com ainda mais cuidado para evitar danos à saúde de pessoas e animais. 

Rentabilidade aos negócios

E, é claro, é possível aumentar os lucros da sua empresa ao criar um bom sistema de logística reversa. Por exemplo, com a venda dos produtos para empresas de reciclagem e com a compra de matérias-primas recicladas (costumam ser mais baratas já que não passam por todas as etapas de produção do insumo virgem).

Além disso, você evita prejuízos com multas pelo descumprimento da Lei e reforça a imagem da sua marca junto aos consumidores. Atualmente, há um público muito grande que prefere comprar com fornecedores que se preocupam com a sustentabilidade. 

Entenda mais sobre logística reversa e o beneficiamento de sucatas 

Quando o assunto é serviço de logística reversa de baterias, pilhas e componentes eletrônicos, destaca-se a reutilização de sucatas metálicas. Afinal, os metais são as principais matérias-primas utilizadas para fabricação desses itens. Além disso, podem ser reciclados infinitas vezes, sem perder suas propriedades. 

logística reversa

De maneira simples, esse serviço de logística reversa funciona assim: após a mercadoria inutilizada ser encaminhada ao fabricante, a empresa é responsável por destinar as sucatas à locais que realizam a reciclagem dos resíduos. 

Nesse caso, a dica é contar com uma empresa que compre os materiais e tenha a infraestrutura adequada para transformá-los em peças novas, com alta qualidade. 

Conte com a Fundição Brasileira de Metais

A FBM é o lugar certo para quem deseja fazer o reaproveitamento de metais não ferrosos, garantindo praticidade para etapa final do serviço de logística reversa. Isso porque, fica por nossa conta a compra das sucatas, a transformação do metal em lingotes e, por último, a venda das ligas conforme o projeto do cliente ou padrão internacional ASTM e SAE. 

fbm logo

Acesse o nosso site e confira como podemos ajudá-lo. 

Deixe um comentário