Quais as vantagens da liga de latão

liga de latão

A liga de latão está entre as mais populares da indústria, conhecida pela coloração amarela reluzente (muito parecida com o ouro), além de alta resistência, maleabilidade e outras propriedades essenciais para as indústrias. 

Isto se deve à composição da liga de latão, formada por cobre e zinco, bem como outros componentes que podem ser adicionados para conferir características específicas ao metal. É justamente esse o tema do nosso post de hoje, pontuamos abaixo todas as vantagens que essa matéria-prima oferece. Confira!

Apesar de oxidar, a liga de latão é altamente resistente à corrosão

Afinal, o latão oxida? Essa está entre as perguntas mais buscadas na internet, quando o assunto é liga de latão. De forma direta, sim, o latão oxida. Porém, o processo é utilizado como aliado de diversas indústrias, já que nesse caso, a oxidação forma uma camada de proteção sobre o metal, chamada pátina. 

liga de latão

A pátina impede a corrosão da liga de latão, além de conferir maior durabilidade e proteção contra desgastes. Também é utilizada como decoração, já que é possível criar peças vintages para diversos ambientes. Diante disso, muitas indústrias nem esperam o surgimento natural da pátina (ocasionado pela exposição a intempéries e ação do tempo), mas investem em processos químicos que induzem a oxidação do latão.  

Suporta desgastes e facilita o deslocamento de peças móveis

Mais uma vantagem que a liga de latão oferece, está relaciona ao bom desempenho em aplicações móveis. Isso porque, por contar com baixo coeficiente de atrito, o material facilita a fricção dos componentes. Também é resistente a desgastes mecânicos, característica que confere versatilidade de aplicações e longo tempo de vida útil à matéria-prima. 

É comum a utilização da liga de latão em projetos como: objetos de decoração, torneiras, semijoias e bijuterias, navios, componentes automotivos, instrumentos musicais, acessórios médicos e odontológicos. Além do material ser eficiente para composição de maquinários industriais, como: tornos, furadeira, válvulas e muito mais. 

liga de latão

Maleável, dúctil e boa condutora: ideal para fabricação de diversas peças

Além disso, a liga de latão é maleável (flexível, fácil de dobrar) e dúctil (tolerante à deformação). Isto significa que o material pode ser moldado de diversas maneiras, sem romper ou perder qualidade. Desse modo, é comum a solução ser encontrada em formatos de lingotes, chapas, fios, arames, lâminas e muito mais. 

A boa condutibilidade elétrica que a liga de latão oferece, deve-se a presença do cobre em sua fórmula. O latão também se sai muito bem em projetos onde há necessidade de conduzir calor. 

Liga de latão: uma solução que vale a pena investir 

Diante de tantas vantagens, é certo que a liga de latão oferece benefícios para os mais variados segmentos da indústria e construção civil. Também dispõe de bom custo-benefício, já que, apesar da altíssima qualidade, costuma contar com preço inferior em comparação a outros metais. 

Mais um benefício, voltado à sustentabilidade, é que a liga de latão pode ser facilmente reciclada, originando lingotes de latão de alta qualidade. 

fbm logo

Quer encontrar as melhores soluções em latão? Acesse o site da FBM e saiba como podemos ajudá-lo. 

Deixe um comentário