Bronze fundido: quais suas aplicações

O bronze fundido é requisitado em diferentes setores industriais, já que é obtido através de uma técnica econômica e eficiente. De maneira simples, a fundição do bronze funciona assim: o metal líquido é colocado em um molde (adequado à peça que se deseja produzir), depois é resfriado, tornando-se uma peça sólida. 

Quer saber mais sobre o assunto? Confira a seguir todas as aplicações do bronze fundido e descubra se essa é a solução perfeita para compor os seus projetos!

Antes de mais nada, conheça a Era do Bronze

O período conhecido como Era do Bronze, aconteceu durante a pré-história, quando a liga passou a ser utilizada para fabricação de diversos utensílios. Isso porque, diferente do cobre puro, o bronze oferecia maior facilidade de ser moldado. Ou seja, era possível produzir muito mais peças com esse material.

bronze fundido

Além disso, o bronze fundido podia ser submetido a esse processo novamente, sem perder suas propriedades. Essas características, combinadas a outras vantagens que o material oferece, fez com que a liga de cobre ganhasse cada vez mais destaque e diferentes aplicações. Popularidade que se mantém até os dias atuais, já que o bronze fundido é muito requisitado por indústrias no mundo todo.

Saiba quais são as propriedades do bronze fundido

O bronze fundido é composto pela união entre cobre e estanho, além de outros metais em menor quantidade, como: alumínio, fósforo, zinco e mais. Trata-se de um material com coloração amarela acobreada, alto ponto de fusão (varia entre 900º e 1000 °C) e excelente maleabilidade. 

Além disso, o bronze fundido é conhecido pela resistência à corrosão e aos desgastes mecânicos. Por ser uma liga de cobre, com grande percentual desse metal em sua composição, também é bom condutor de calor e eletricidade. 

As vantagens da fundição do bronze

bronze fundido

Investir em peças de bronze fundido é essencial para quem procura por precisão dimensional, custo-benefício e geometrias especificas. Isso porque, apesar de ser um processo simples e barato, a fundição dispõe dos seguintes benefícios:

  • variedade de formatos, desde os mais simples aos complexos;
  • dimensões exatas;
  • bom acabamento superficial;
  • longa durabilidade;
  • baixa ou nenhuma produção de cavaco (sobras de metais).

Afinal, para que serve bronze fundido?

Com tantas vantagens, não faltam utilidades para o bronze fundido, tanto em indústrias como na construção civil. Enumeramos abaixo as principais:

bronze fundido

Composição de objetos de decoração: relógios, espelhos, estátuas, vasos, joias e louças.

Fabricação de equipamentos de sons, já que conta com boa ressonância: sinos e instrumentos musicais.

Peças variadas: engrenagens, tubos, conexões, ferramentas, parafusos, motores elétricos e componentes da indústria bélica. 

Aplicações clássicas: moedas e medalhas olímpicas.

Saiba onde comprar bronze fundido com alta qualidade

A Fundição Brasileira de Metais (FBM) conta com profissionais especializados e equipamentos de ponta para fabricação de bronze fundido da melhor qualidade. Além disso, nossas produções são voltadas para criação de peças de alto padrão, agilidade nas entregas e preservação do meio ambiente. Entre em contato para saber mais. 

fbm logo

Outra liga de cobre popular e muito requisitada para projetos industriais, são os lingotes de latão. Continue por aqui e conheça mais sobre essa matéria-prima. 

Deixe um comentário