Como reutilizar sucatas não ferrosas?

sucatas não ferrosas

As sucatas não ferrosas são itens feitos com ligas metálicas que não contam com ferro em sua composição, como alumínio, cobre, chumbo, zinco, entre outras. Por serem soluções resistentes, duradouras e com boa reciclabilidade, a reutilização desses materiais é uma prática cada vez mais comum e muita vantajosa. 

É justamente sobre esse tema que iremos tratar, confira abaixo como reutilizar sucatas não ferrosas e todos os benefícios que essa prática oferece. 

Conheça quais materiais podem ser reutilizados

Tanto as sobras de metais dos processos de usinagem, como produtos que chegaram ao fim da vida útil, podem ser reutilizados. Nesse caso, as sucatas não ferrosas são separadas, conforme o tipo de material, para receber o tratamento adequado. A seguir, reunimos as principais características de três matérias-primas facilmente reaproveitadas:

1. Alumínio

sucatas não ferrosas

As ligas de alumínio estão entre as matérias-primas mais utilizadas no mundo, só ficam atrás do aço. Trata-se de um metal que pode ser reciclado infinitas vezes, sem perder qualidade. Dessa forma, latas, portões, peças de máquinas, sobras e diversos resíduos são transformados em sucatas não ferrosas e, reutilizadas para fabricação de lingotes, que darão origem a novos utensílios. 

2. Cobre

sucatas não ferrosas

O cobre é o terceiro metal mais requisitado para uso industrial, além de ser 100% reciclável e não perder suas propriedades após passar por processos de reutilização. Isso quer dizer, que não há diferenças entre a qualidade da matéria-prima primária e dessas sucatas não ferrosas. Por isso, é frequente o investimento no reaproveitamento de fios, tubos, bobinas e outras soluções feitas de cobre e suas ligas. 

3. Chumbo

sucatas não ferrosas

Quando o assunto é reutilizar sucatas não ferrosas, o chumbo está entre os materiais que mais se destacam. Afinal, por ser uma matéria-prima que não é encontrada com facilidade na superfície da terra, grande parte do chumbo tem origem através de processos de reciclagem. Ou seja, baterias, munições, mantas de blindagem e muito mais dispositivos são reaproveitados para a fabricação dos requisitados lingotes de chumbo.

As vantagens de reutilizar sucatas não ferrosas

Não há dúvidas de que a sustentabilidade é um dos maiores benefícios de reutilizar sucatas não ferrosas. Isso porque, os recursos naturais necessários para reciclagem dos materiais são menores e as matérias-primas não contaminam o solo, água ou mar. 

Além disso, reutilizar sucatas não ferrosas contribui com a geração de novos empregos, bem como é possível aproveitar benefícios fiscais com essa prática (conforme leis ambientais e a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305). 

Mais uma vantagem é, que ao vender sucatas não ferrosas para empresas especializadas no tratamento dos materiais, a sua organização ganha uma renda extra. E, é claro, se quiser comprar metais de alta qualidade e preço justo, os lingotes fabricados com materiais reciclados são excelentes alternativas. 

Afinal, como reutilizar sucatas não ferrosas?

A dica para reutilizar sucatas não ferrosas, é confiar em uma empresa especializada no assunto: a Fundição Brasileira de Metais (FBM). Há mais de 40 anos no mercado, contamos com maquinário de alto desempenho para transformar sobras e equipamentos em desuso, em materiais de alta qualidade. Para isso, oferecemos: pagamento à vista e pontualidade na retirada dos resíduos. 

fbm logo

Quer saber mais a respeito do assunto? Continue a leitura no post sobre compra e venda de sucatas

Deixe um comentário