Cobre níquel: descubra as propriedades e aplicações dessa liga resistente e versátil, ideal para indústrias naval e de manufatura de moedas.
Em resumo ao próprio nome, o cobre níquel ou cuproníquel, é uma liga metálica composta majoritariamente por cobre e até 30% de níquel.
Trata-se de um metal útil para fabricação de diversos produtos, desde moedas até equipamentos da indústria naval.
Quer saber mais sobre o assunto? Dedicamos o texto de hoje especialmente para tratar sobre as propriedades que o cobre níquel oferece. Descubra como esse material pode ser útil aos seus projetos!
Cobre + níquel: uma dupla imbatível
Para entender melhor as propriedades da liga de cobre níquel, vamos analisar as duas principais matérias-primas que compõem esse material, separadamente.
Cobre
O cobre está entre os metais mais requisitados em todo o mundo, já que apresenta elevada resistência à corrosão, maleabilidade e ductilidade. Além disso, dispõe de propriedades antibacterianas e se destaca como excelente condutor elétrico.
Níquel
O níquel também possui elevada resistência à corrosão e excelente maleabilidade. Esse metal ainda é conhecido por suportar temperaturas extremas, sem perder suas características físicas.
Características do cuproníquel
Agora será mais fácil conhecer as propriedades do cobre níquel, já que a liga é resultado da união entre as duas matérias-primas citadas anteriormente. Veja só:
- elevada resistência à corrosão, especialmente por água do mar;
- boa resistência à fadiga;
- longo tempo de vida útil;
- ação antibacteriana;
- excelente maleabilidade;
- boa condutibilidade elétrica e térmica;
- reciclabilidade, o cuproníquel pode ser facilmente reciclado, sem perder qualidade.
Principais aplicações da liga de cobre níquel
Diante das propriedades da liga de cobre níquel, a matéria-prima é requisitada para aplicação em diversos projetos.
Na indústria naval, por exemplo, o cuproníquel é útil para construção de variados componentes de navios. Isso porque não estraga ao entrar em contato com a maresia e reduz incrustações biológicas nas superfícies dos navios.
Além disso, é muito comum a aplicação do cobre níquel na manufatura de moedas, por ser uma liga fácil de ser trabalhada, apresentar baixo risco de alergia e dispor de boa durabilidade.
Em relação à condutibilidade, o cuproníquel é aliado para fabricação de trocadores de calor, condensadores, tubos para refinaria de petróleo e muito mais.
Como fazer negócio com sucata de cuproníquel
Mais uma aplicação muito importante para economia e para o meio ambiente, é a utilização da sucata de cobre níquel.
Afinal, trata-se de um material que não perde suas características após passar por processos de reciclagem. Por isso, a sucata de cuproníquel tem excelente valor no mercado.
Isto quer dizer que a sua empresa pode lucrar ao vender produtos inutilizados ou sobras de cobre níquel da produção.
Também vale a pena investir em lingotes de cuproníquel reciclado, alternativas com a mesma qualidade da matéria-prima virgem, mas comercializados com preço inferior.
Liga de cuproníquel é na FBM
A Fundição Brasileira de Metais (FBM) compra resíduos de metais não ferrosos gerados pela sua indústria, como sucata de cuproníquel. Oferecemos pagamento à vista e agilidade na retirada dos produtos.
A FBM transforma essas matérias-primas em lingotes de alta qualidade. Desse modo, evitamos a contaminação do meio ambiente e disponibilizamos soluções com melhor preço às indústrias.
Para conhecer mais sobre o nosso trabalho, acesse o site!
Outra liga de cobre muito requisitada por diversas indústrias, é o latão. Continue no blog FBM e leia mais sobre o assunto!