Conheça as propriedades da liga de cobre níquel

preço sucata

Em resumo ao próprio nome, o cobre níquel ou cuproníquel, é uma liga metálica composta majoritariamente por cobre e até 30% de níquel. Trata-se de um metal útil para fabricação de diversos produtos, desde moedas até equipamentos da indústria naval.

Quer saber mais sobre o assunto? Dedicamos o texto de hoje especialmente para tratar sobre as propriedades que o cobre níquel oferece. Descubra como esse material pode ser útil aos seus projetos!

Cobre + níquel: uma dupla imbatível

cobre níquel

Para entender melhor as propriedades da liga de cobre níquel, vamos analisar as duas principais matérias-primas que compõem esse material, separadamente. 

Cobre

O cobre está entre os metais mais requisitados em todo o mundo, já que apresenta elevada resistência à corrosão, maleabilidade e ductilidade. Além disso, dispõe de propriedades antibacterianas e se destaca como excelente condutor elétrico. 

Níquel

O níquel também possui elevada resistência à corrosão e excelente maleabilidade. Esse metal ainda é conhecido por suportar temperaturas extremas, sem perder suas características físicas. 

Características do cuproníquel

Agora será mais fácil conhecer as propriedades do cobre níquel, já que a liga é resultado da união entre as duas matérias-primas citadas anteriormente. Veja só:

  • elevada resistência à corrosão, especialmente por água do mar;
  • boa resistência à fadiga;
  • longo tempo de vida útil;
  • ação antibacteriana;
  • excelente maleabilidade;
  • boa condutibilidade elétrica e térmica;
  • reciclabilidade, o cuproníquel pode ser facilmente reciclado, sem perder qualidade.

Principais aplicações da liga de cobre níquel

cobre níquel

Diante das propriedades da liga de cobre níquel, a matéria-prima é requisitada para aplicação em diversos projetos. Na indústria naval, por exemplo, o cuproníquel é útil para construção de variados componentes de navios. Isso porque não estraga ao entrar em contato com a maresia e reduz incrustações biológicas nas superfícies dos navios. 

Além disso, é muito comum a aplicação do cobre níquel na manufatura de moedas, por ser uma liga fácil de ser trabalhada, apresentar baixo risco de alergia e dispor de boa durabilidade. Em relação à condutibilidade, o cuproníquel é aliado para fabricação de trocadores de calor, condensadores, tubos para refinaria de petróleo e muito mais. 

Como fazer negócio com sucata de cuproníquel

Mais uma aplicação muito importante para economia e para o meio ambiente, é a utilização da sucata de cobre níquel. Afinal, trata-se de um material que não perde suas características após passar por processos de reciclagem. Por isso, a sucata de cuproníquel tem excelente valor no mercado. 

Isto quer dizer que a sua empresa pode lucrar ao vender produtos inutilizados ou sobras de cobre níquel da produção. Também vale a pena investir em lingotes de cuproníquel reciclado, alternativas com a mesma qualidade da matéria-prima virgem, mas comercializados com preço inferior. 

Liga de cuproníquel é na FBM

A Fundição Brasileira de Metais (FBM) compra resíduos de metais não ferrosos gerados pela sua indústria, como sucata de cuproníquel. Oferecemos pagamento à vista e agilidade na retirada dos produtos. 

A FBM transforma essas matérias-primas em lingotes de alta qualidade. Desse modo, evitamos a contaminação do meio ambiente e disponibilizamos soluções com melhor preço às indústrias. 

Para conhecer mais sobre o nosso trabalho, acesse o site!

fbm logo

Outra liga de cobre muito requisitada por diversas indústrias, é o latão. Continue no blog FBM e leia mais sobre o assunto!

Deixe um comentário