Saiba mais sobre reaproveitamento de cavaco metal

cavaco metal

Você sabia que é possível reaproveitar os resíduos gerados pela sua indústria em processos de usinagem? O reaproveitamento de cavaco metal é um mercado que, cada vez mais, tem ganhado espaço no Brasil. Isso se deve às vantagens que proporciona para empresas, consumidores e meio ambiente. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é cavaco?

Antes de saber como reaproveitar cavaco metal, vamos a uma breve definição do que é cavaco. Trata-se do material removido durante processos de conformação (usinagem) de alumínio, bronze, zinco e outros metais. Ou seja, são resíduos ou sobras de produções industriais. 

Em relação aos tipos de cavaco, a ferramenta utilizada para usinagem do metal influencia diretamente nos formatos dos resíduos. Por isso, há cavacos em pó, hélice, fita, espiral e muito mais. 

Como reaproveitar cavaco metal?

cavaco metal

É comum que as indústrias descartem cavaco metal, afinal, são materiais inúteis no processo produtivo. No entanto, o que muitas empresas não sabem, é que há diversas maneiras de reaproveitar esses resíduos, através da fundição de cavaco, favorecendo a economia e o meio ambiente. 

Nesse caso, a dica é juntar todo cavaco metal gerado durante os processos de usinagem da sua indústria e vender para uma empresa especializada em transformação de sucata. Com isso, você aumenta o lucro do seu negócio e realiza o descarte correto dos materiais.

A responsabilidade da empresa especializada em reciclagem de metais será transformar o cavaco em lingotes que, posteriormente, darão origem a novos produtos.

Saiba mais sobre cavacos de metais não ferrosos

É possível reutilizar os mais variados tipos de cavaco, entre os quais, destacam-se os metais não ferrosos. Esses materiais saem na frente, já que possuem excelente reciclabilidade. Isto significa que os produtos feitos com cavaco, contam com a mesma qualidade das peças oriundas de matéria-prima virgem.

Os principais aspectos que influenciam no aproveitamento e preço do cavaco metal, são: tipos de cavaco (formato e liga metálica), pureza (se está misturado com outros metais), qualidade (se está em bom estado) e o peso do material ofertado. 

Aplicações cavaco alumínio, bronze e zinco

cavaco metal

Diante disso, há uma ampla gama de aplicações para cavaco de metais não ferrosos. Através do cavaco alumínio, por exemplo, é possível produzir: ferramentas, componentes automotivos, móveis e muito mais. 

O cavaco de bronze, por sua vez, é requisitado para confecção de buchas, parafusos, tubos, sinos, joias, entre outros materiais.

A borra de zinco é mais uma alternativa que faz parte da reciclagem de metais. Assim como o cavaco, a borra é a sobra do material, nesse caso, encontrada no fundo dos recipientes. É comum a aplicação para fabricação de outras ligas metálicas, baterias e telhados. 

As vantagens do reaproveitamento de cavaco metal

Mas, afinal, será que vale a pena reaproveitar cavaco metal? Para solucionar essa dúvida, de uma vez por todas, reunimos abaixo os principais benefícios que essa solução oferece. Olha só:

  • reaproveitamento de um material que seria descartado;
  • criação de mais uma fonte de renda para indústrias;
  • possibilita o acesso a metais com melhor custo-benefício;
  • evita a poluição da cidade e contaminação da natureza.

Então, que tal reaproveitar o cavaco metal da sua indústria agora mesmo? Acesse o site da FBM e descubra como podemos facilitar esse processo para você!

fbm logo

Para ler mais conteúdo como este, continue em nossa página!

Deixe um comentário