Reciclagem de alumínio: como é feito esse processo

reciclagem de alumínio

O alumínio está entre as matérias-primas mais utilizadas no mundo todo, sendo base para fabricação de automóveis, móveis, eletrônicos, tubulações e muito mais. Isso se deve à elevada resistência à corrosão, leveza e maleabilidade que apresenta. 

Além disso, o alumínio conta com excelente reciclabilidade, isto é, pode ser reciclado inúmeras vezes, sem perder suas propriedades. 

No post de hoje, vamos falar justamente sobre como é feita a reciclagem de alumínio, processo fundamental para economia e meio ambiente. Confira!

A importância da reciclagem de alumínio

reciclagem de alumínio

Por ser uma matéria-prima com elevada durabilidade e resistência, o alumínio leva entre 200 e 500 anos para se decompor na natureza. Para evitar a contaminação do ar, solo e água, além de impedir o crescimento dos aterros sanitários, é essencial investir na reciclagem de alumínio. 

Além disso, o processo de reciclagem do alumínio reduz a extração do minério e demanda menor energia para produção. Isto significa que os recursos naturais são preservados e a comercialização do metal é feita com menor custo.  

Saiba quais produtos de alumínio podem ser reciclados

Desde que, descartados de maneira correta, produtos inutilizados ou refugos de produção podem ser reciclados. Por isso, diversas sucatas de alumínio são reaproveitadas, entre as quais: aparas industriais, esquadrias, componentes eletrônicos, embalagens e muito mais.

No Brasil, a reciclagem latinhas de alumínio aquece a economia. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, divulgados pelo Governo Federal, em 2021, foram reutilizadas quase 99% das latas comercializadas em território nacional. Esse índice está ligado diretamente a redução no consumo de energia e água, bem como a queda da emissão de gases poluentes. 

Afinal, como reciclar alumínio?

A reciclagem de alumínio é uma tarefa que depende do trabalho em conjunto entre as indústrias, a população em geral e, claro, a empresa que compra sucata alumínio. Veja como esse processo acontece:

Primeiro: coleta de sucata alumínio

reciclagem de alumínio

A primeira etapa de como reciclar alumínio, é justamente dar a destinação correta as embalagens, equipamentos, resíduos e outros tipos de produtos inutilizados. É comum que a empresa que compra sucata alumínio pague por esses materiais, considerando a qualidade e pureza da sucata. 

Segundo: limpeza do material

Depois disso, a sucata de alumínio passa por uma espécie de triagem, na qual todas as impurezas são retiradas e, apenas os metais em bom estado, seguem no processo de reciclagem do alumínio. 

Terceiro: corte e prensagem

Para facilitar a próxima etapa da reciclagem de alumínio, o material passa por processos de corte e prensa, sendo dispostos em fardos. 

Quarto: fundição

reciclagem de alumínio

Por último, os fardos de alumínio são submetidos à fundição, uma das técnicas mais antigas para conformação de metais. Em resumo, funciona assim: o alumínio é derretido e vazado em moldes de metal ou areia. Os resultados são lingotes de alumínio de elevada qualidade, com bom custo-benefício, feitos para reutilização em embalagens, automóveis, construção civil e muito mais. 

Conte com a FBM: empresa que compra sucata alumínio

A FBM é empresa que compra sucata alumínio referência no mercado. Afinal, compramos os resíduos de metais não ferrosos gerados pela sua indústria, oferecendo pagamento à vista e pontualidade na retirada do material. Também dispomos de ampla gama de lingotes de alumínio e outros metais, com melhor custo-benefício. 

Acesse o nosso site e encontre a solução perfeita para o seu negócio!

fbm logo

Você também vai gostar de saber como lucrar com a venda de sucata metálica, continue a leitura em nossa página!

Deixe um comentário