Liga zamac: o que é e para que serve

liga zamac

Está pensando em investir em liga zamac? O material é muito popular entre as indústrias por oferecer propriedades que facilitam a produção de diversas mercadorias, de bijuterias até eletrodomésticos.

Para ajudá-lo a saber mais sobre a liga zamac, falaremos no post de hoje o que é, as principais aplicações e onde comprá-la. Também reunimos alguns pontos a respeito da sustentabilidade que o metal oferece aos projetos. Confira!

Afinal, o que é liga zamac?

O zamac é formado por quatro componentes que, em referência ao nome da liga, possuem as iniciais que formam a sigla: zinco, alumínio, magnésio e cobre. A junção desses metais, confere as seguintes propriedades à liga zamac:

  • elevada resistência à corrosão;
  • alta resistência mecânica, à tração, choques e desgastes;
  • boa deformabilidade plástica, facilitando os processos de molde do metal;
  • fundibilidade e excelente acabamento;
  • longo tempo de vida útil;
  • coloração cinza.
liga zamac

Além disso, a liga zamac é fácil de ser trabalhada e possui um processo de fabricação simples, portanto apresenta excelente custo-benefício. Isto quer dizer que chama a atenção de diversos setores industriais, sendo útil para uma variedade incrível de aplicações.

Saiba para que serve esse material 

A liga zamac é uma solução eficiente para diferentes setores industriais, devido à versatilidade que apresenta. A seguir, reunimos quais são as principais utilidades do material. Veja só:

Acessórios variados

Os setores que desenvolvem peças que exigem maiores detalhes e valor estético, como bijuterias e semijoias, apostam na facilidade de trabalho, excelente acabamento e alta qualidade do zamac. Também é comum encontrá-lo em fivelas de cintos, acessórios de bolsa, calçados, chaveiros e muito mais. 

Construção civil e indústrias

A liga zamac é perfeita para aplicações litorâneas e em locais com maior exposição à corrosão, por ser resistente à maresia, umidade e intempéries climáticas. E, é claro, a proteção contra desgastes que o material oferece, faz com que se destaque em ambientes hostis. 

Diante disso, o zamac é muito requisitado na construção civil, para compor: fechaduras, maçanetas, batentes de porta, válvulas, peças hidráulicas, porcas, parafusos, entre outros. Além disso, serve muito bem à diferentes setores industriais, especialmente de automóveis. Nesse caso, a liga é empregada na fabricação de vidros elétricos, carburadores, travas e muito mais. 

Dispositivos para instalação elétrica

A combinação entre resistência, durabilidade e custo-benefício, confere à liga zamac o protagonismo na confecção de dispositivos para instalações elétricas seguras. Entre os quais, estão: buchas, caixas de passagem, lacre de segurança, porcas e parafusos.

A sustentabilidade por trás da liga de zamac

liga zamac

A liga zamac pode ser produzida através do reaproveitamento da sucata de zamac, já que não perde suas propriedades durante o processo de reciclagem. Funciona assim:

  • as empresas especializadas compram sobras industriais ou produtos inutilizados feitos de zamac.
  • depois disso, os profissionais analisam os materiais e separam apenas os que apresentam boas condições.
  • por último, é feito o processamento e a transformação da sucata em lingotes de liga zamac.

As vantagens são que as ligas zamac fabricadas por meio da reciclagem, contribuem com a sustentabilidade, contam com a mesma qualidade da matéria-prima virgem e ainda dispõem de melhor preço. 

Lingote de zamac é na FBM

A Fundição Brasileira de Metais tem mais de 40 anos de experiência na comercialização de lingotes de metais não ferrosos, inclusive da liga zamac. Nosso compromisso é entregar as melhores soluções para o seu negócio e contribuir com uma economia sustentável. 

fbm logo

Acesse o site FBM e conheça mais sobre nosso trabalho. Outra matéria-prima muito requisitada em aplicações que necessitam de baixa fricção, é o lingote de latão, formado pela união entre zinco e cobre. Continue em nossa página e leia também sobre essa liga de cobre.

Deixe um comentário