Descubra como lucrar com a venda de sucata metálica

gerenciamento de resíduos sólidos

Você já pensou em fazer negócio com as sobras de materiais industriais ou até mesmo com produtos inutilizados? A venda de sucata metálica, além de servir como fonte de renda para a sua empresa, beneficia o meio ambiente. Aliás, a legislação brasileira determina que algumas matérias-primas tóxicas devem ser obrigatoriamente reaproveitadas, é o caso do chumbo.

Hoje, a Fundição Brasileira de Metais (FBM) dedicou este post para tratar sobre o assunto. A seguir, entenda os benefícios e como lucrar com a venda de sucata metálica. 

Os benefícios da venda de sucata para o seu negócio

O Brasil é um dos países líderes na produção de sucata metálica não ferrosa, oriunda de produções industriais. Para lucrar com esses materiais inutilizados, evitar que sejam descartados de maneira incorreta e seguir às legislações ambientais, a dica de ouro é apostar na venda de sucata. Saiba mais sobre os benefícios desse negócio!

Rentabilidade

A venda de sucatas metálicas é um processo que beneficia tanto o seu negócio, como as indústrias que pretendem comprar o material reutilizado. Afinal, com a venda de sucatas metálicas você não precisa se preocupar em fazer a logística reversa dos materiais, esse serviço fica por conta da empresa contratada. E, é claro, você ainda lucra ao vender resíduos que não serão úteis para a sua organização.

As empresas que irão comprar as peças feitas com sucatas metálicas recicladas, por sua vez, também são beneficiadas. Isso porque, os custos de produção desses metais são inferiores aos daqueles produzidos com matérias-primas virgens, impactando no preço final do produto. E, é claro, os metais reciclados contam com a mesma qualidade dos primários.

Sustentabilidade

A maioria dos metais não ferrosos conta com excelente reciclabilidade, ou seja, podem ser facilmente reciclados sem perder suas propriedades originais. Além disso, são matérias-primas que possuem longa durabilidade, desse modo, demoram séculos para se decompor na natureza. 

venda de sucata metálica

Isto quer dizer que o reaproveitamento dessas matérias-primas é essencial para preservar o meio ambiente. Portanto, ao destinar as sucatas metálicas para uma empresa especializada em transformação de sucata, a sua indústria estará contribuindo com a sustentabilidade. 

Legislação

Como foi dito no começo do texto, há alguns metais tóxicos ou perigosos que devem receber um tratamento especial, definido por leis ambientais. Esse é o caso do chumbo, por exemplo, material que pode causar graves prejuízos à natureza e acometer a saúde da população local, caso seja descartado de maneira inadequada. 

Além disso, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é formada por diretrizes que visam promover a redução dos resíduos gerados por indústrias. Para isso, estabelece que as instituições devem diminuir ou realizar a reciclagem de suas sucatas metálicas.  

Também existem alguns tipos de metais que não são encontrados com facilidade na natureza, por isso, devem ser obtidos através do processo de reciclagem. 

Afinal, como lucrar com a venda de sucata metálica?

venda de sucata metálica

Agora que você já sabe que a venda de sucata metálica é um negócio muito vantajoso, confira algumas dicas de como lucrar com esse investimento.

  • escolha uma empresa especializada no beneficiamento de metais não ferrosos e que siga as diretrizes ambientais;
  • se for o caso das sucatas metálicas produzidas em seu estabelecimento, solicite a emissão do Certificado Ambiental de Destinação Final segura e ambientalmente correta para resíduos perigosos;
  • dê preferência às empresas que fazem pagamentos à vista e cumprem com prazo para retirada dos produtos. 

Confie na FBM!

A Fundição Brasileira de Metais (FBM) é o lugar certo para quem deseja lucrar com a venda de sucata metálica. Com anos de experiência no mercado, contamos com a infraestrutura adequada para transformar essas matérias-primas, além de oferecer pagamento à vista, agilidade e pontualidade na retirada do material. Visite o nosso site para conhecer mais sobre os produtos e serviços que realizamos.

fbm logo

Aqui no blog FBM você fica por dentro de todas as novidades do universo dos metais, continue acompanhando os próximos posts. 

Deixe um comentário