Como a compra de sucatas pode ajudar o meio ambiente

compra de sucatas

Investir em soluções sustentáveis é essencial tanto para a imagem das empresas, como para a preservação do meio ambiente. Diante disso, a compra de sucatas pode ser uma grande aliada. Quer saber como? Reunimos a seguir os principais pontos sobre o assunto. Siga a leitura!

Afinal, o que é compra de sucatas?

A compra de sucatas é uma atividade desenvolvida por empresas especializadas no reaproveitamento de metais ferrosos ou não ferrosos. Isso quer dizer que, após o uso, os materiais não são descartados, mas reutilizados para fabricação de outras peças. 

compra de sucatas

Desse modo, a sucata passa por um processo de transformação, com o auxílio de máquinas de alto desempenho. O resultado é a comercialização de lingotes, perfis e outras matérias-primas recicladas com o máximo de qualidade. 

A sustentabilidade por trás da reutilização dos metais

Diante disso, pontuamos três aspectos sobre a relação entre a compra de sucatas e a preservação do meio ambiente. Veja só:

1. Reciclabilidade

compra de sucatas

Uma das grandes vantagens dos metais não ferrosos, como zinco, cobre, latão, alumínio e outros, é a excelente reciclabilidade que oferecem. Ou seja, são 100% recicláveis e podem ser reaproveitados inúmeras vezes, sem perder suas propriedades. 

2. Não polui a natureza

A compra de sucatas para reciclagem, é um processo fundamental para reduzir a poluição do meio ambiente. Afinal, estende o tempo de vida útil das matérias-primas e evita descartes em aterros sanitários.

A eliminação dos resíduos nesses locais é prejudicial, já que a decomposição contamina o solo e pode alcançar até mesmo os lençóis freáticos. Além disso, a evaporação das substâncias presentes nas sucatas decompostas, contribuem para o efeito estufa. 

Quando não há compra de sucatas para o reaproveitamento, esses materiais também podem acabar sendo deixados em lugares inadequados. Nesse caso, provocam enchentes, ingestão por animais marinhos e muito mais. 

3. Promove economia de recursos naturais

compra de sucatas

A compra de sucatas também garante economia de recursos naturais, por exemplo: água e minerais. Isso se deve ao fato de dispensar a extração de outras matérias-primas para a produção, bem como demandar menos energia para as novas confecções. 

Mais uma vantagem é que a compra de sucatas reduz os impactos causados durante a extração dos minérios. Como a dispersão da fauna presente no local, desmatamentos, risco de poluição de rios, entre outros.  

Saiba mais sobre a importância da compra de sucatas

A preservação da natureza é uma pauta cada vez mais discutida em indústrias, empresas e governos. Isso se deve aos impactos naturais causados pelos poluentes, estudos que mostram os prejuízos a longo prazo e até mesmo uma mudança no perfil dos consumidores. Muitas pessoas optam por soluções ecologicamente corretas. 

Além de ser uma alternativa sustentável, voltada para economia circular, a compra de sucatas oferece benefícios em outros âmbitos. Alguns deles são: 

  • geração de empregos;
  • geração de renda;
  • comercialização de peças com melhor preço e alta qualidade;
  • incentivos fiscais;
  • e muito mais.

Conte com a FBM

No mercado desde 1976, a Fundição Brasileira de Metais (FBM) trabalha com a venda e compra de sucatas não ferrosas. Então, se a sua empresa possui resíduos de metais, pode lucrar e contribuir com a preservação do meio ambiente. Oferecemos pagamento à vista e pontualidade na retirada dos resíduos.

Além disso, caso queira comprar lingotes de zamac, cobre, alumínio, estanho e muito mais, contamos com soluções que passam por rigorosos controles de qualidade. Ou seja, a FBM oferece tudo o que você precisa para investir em projetos sustentáveis, econômicos e com alto desempenho. 

fbm logo

Quer saber mais sobre o assunto? Aproveite para conferir como é feito o serviço de compra e venda de sucatas

Deixe um comentário