O que é barramento de cobre?

estamparia de cobre

O barramento de cobre é uma solução requisitada por diversos setores, principalmente para compor equipamentos elétricos, já que dispõem de excelente condutibilidade. Além disso, há diferentes maneiras de formação desse material, proporcionando aplicações distintas. 

Neste post, reunimos tudo o que você precisa saber sobre as barras de cobre. Continue a leitura e descubra o que é esse barramento. 

Entenda o que é barramento de cobre

O barramento de cobre é uma estrutura metálica, geralmente formada por cobre eletrolítico ou fosforoso. A transformação da matéria-prima em barra ou chapa, acontece através de um processo de conformação mecânica, conhecido como extrusão. Ou seja, o metal passa por uma matriz de compressão, para ganhar o formato e dimensões ideais. 

barramento de cobre

É comum a adição de fósforo à composição, solução que garante maior resistência contra rachaduras ou desgastes mecânicos, ocasionados durante processos de fundição. Além disso, a presença do fósforo faz com que o barramento de cobre fosforoso suporte melhor a exposição à corrosão. 

O cobre eletrolítico é conhecido como excelente condutor de energia elétrica e calor. Também se destaca por não contar com oxigênio em sua composição e ser facilmente moldado. 

O que você precisa saber sobre as propriedades do cobre

O cobre faz parte do grupo de metais que não possuem ferro em sua composição. Trata-se de uma matéria-prima requisitada para fabricação de ligas metálicas, como bronze e latão, bem como variadas peças, entre as quais o barramento de cobre.

Além das propriedades citadas anteriormente, o cobre conta com longo período de vida útil, é 100% reciclável, possui boa resistência mecânica e oferece proteção antimicrobiana. Essa última característica, diz respeito a capacidade que o material tem de romper uma membrana presente em determinados vírus e bactérias, impedindo que se proliferam sobre a superfície. 

Afinal, para que serve barramento de cobre?

A principal aplicação do barramento de cobre é para integração de projetos elétricos. Afinal, funciona distribuindo a energia nos sistemas, impedindo acidentes ou curtos-circuitos, bem como possibilitando o funcionamento de diversos equipamentos. Reunimos a seguir alguns exemplos práticos:

barramento de cobre

Barramento de cobre para sistemas de proteção contra raios: conduzem as descargas elétricas até a terra, fazendo a dissipação da corrente em um ambiente seguro. Desse modo, evitam que atinjam pessoas, animais ou equipamentos eletrônicos. 

Quadros de distribuição: nesse caso, o barramento de cobre recebe a energia da fornecedora e realiza a distribuição da corrente para cada parte do sistema. 

Outras utilizações comuns do barramento de cobre: 

O barramento de cobre também é útil para outras aplicações elétricas e estruturais, veja só:

  • disjuntores;
  • quadros de luz;
  • cabines primárias;
  • equipamentos eletrônicos;
  • redes de rádio e telefonia;
  • indústria automobilística;
  • móveis hospitalares;
  • e muito mais. 

FBM: a melhor fornecedora de cobre do mercado

A Fundição Brasileira de Metais trabalha no mercado há mais de 30 anos, período em que se consolidou na distribuição de peças não ferrosas, especialmente de cobre e suas ligas. Em nosso site você encontra uma gama incrível de opções de barras, lingotes, tubos e muito mais. Confira o nosso portfólio e encontre todas as soluções. 

fbm logo

Quer ficar por dentro do universo das sucatas e lingotes de metais? Acompanhe mais conteúdos aqui em nossa página. Até o próximo!

Deixe um comentário