Empresa de fundição de metais: conheça os serviços da FBM Indústria

empresa de fundição de metais

A fundição de metais é um processo extremamente importante para o desenvolvimento de peças específicas, a fim de atender mercados e segmentos variados. Por isso, é necessário avaliar qual empresa escolher para a elaboração deste tipo de processo. 

Nesse texto, trouxemos para você como é realizado esse procedimento e com escolher a empresa de fundição de metais ideal. Confira!

O que é fundição de metais?

empresa de fundição de metais

A fundição de metais é um processo vital na produção industrial. Por meio dele, obtém-se peças metálicas em formatos específicos, proporcionando eficácia e precisão em inúmeros setores, como o automotivo, construção e aeronáutico.

Como é feito esse processo?

Uma empresa de fundição de metais de qualidade segue um rigoroso processo para o serviço correto. As etapas são:

Preparação do Molde: O molde pode ser feito de areia, cerâmica, metal ou outros materiais, e é preparado para receber o metal líquido.

Fusão do Metal: O metal é aquecido até que atinja seu ponto de fusão, tornando-se líquido. Este metal fundido pode ser uma liga, o que significa uma mistura de dois ou mais elementos metálicos.

Vazamento: O metal líquido é vertido cuidadosamente no molde preparado.

Resfriamento e Solidificação: Após o vazamento, o metal é permitido resfriar e solidificar. Esse processo pode levar de alguns minutos a várias horas, dependendo do tamanho e da complexidade da peça fundida e do tipo de metal utilizado.

Desmoldagem: Uma vez que o metal solidificou completamente, o molde é removido. Isso pode envolver quebrar o molde se for feito de um material descartável, como areia, ou abrir o molde se for reutilizável.

Acabamento: A peça fundida pode passar por várias operações de acabamento, como lixamento, polimento, usinagem, ou tratamento térmico, para alcançar as especificações desejadas.

Por se tratar de um procedimento versátil, ele se torna útil aos mais diversos segmentos e setores. Alguns deles são:

  • Automotivo: Este setor é um dos maiores consumidores de peças fundidas, usando componentes como blocos de motor, cabeçotes, rodas, partes de suspensão e outros elementos estruturais de veículos.
  • Construção Civil e Infraestrutura: A fundição é utilizada para criar elementos de construção, como vigas, suportes, conectores, e peças de maquinário pesado usado em construção e engenharia civil.
  • Energia: No setor de energia, especialmente em energias renováveis como a eólica, peças grandes e complexas, como as caixas multiplicadoras e os componentes de turbinas, são frequentemente fundidas.
  • Maquinário Industrial: Muitos componentes de máquinas industriais, desde engrenagens e roldanas até estruturas de suporte e carcaças, são feitos através de fundição.
  • Marítimo: O setor marítimo utiliza a fundição para criar componentes para navios, submarinos e plataformas de petróleo offshore, incluindo hélices, âncoras, e outras peças estruturais.
  • Ferroviário: Peças para trens e infraestrutura ferroviária, como trilhos, conexões e componentes de vagões, são produzidos através de fundição.
  • Equipamentos Médicos: Instrumentos e dispositivos médicos, bem como componentes de equipamentos de diagnóstico e máquinas de terapia, podem ser fabricados usando processos de fundição.
  • Setor de Eletrônicos: Peças e componentes para dispositivos eletrônicos e hardware de computadores, como caixas e quadros, podem ser produzidos por fundição.

O que levar em consideração na hora de escolher uma empresa de fundição de metais?

Ao escolher uma empresa de fundição de metais, é necessário avaliar o seu histórico, além de entender como ela atua no mercado. 

Neste cenário, a Fundição Brasileira de Metais se destaca no mercado. Há mais de 47 anos, oferecemos soluções completas e qualificadas aos mais diversos setores e segmento. 

Com uma infraestrutura sólida, composta por profissionais qualificados e maquinários de alta qualidade, proporcionamos aos nossos clientes as melhores soluções enquanto empresa de fundição de metais. 

Conte com a FBM, a mais completa empresa de fundição de metais 

Visamos ao máximo surpreender nossos clientes e superar suas expectativas através de pesquisas sobre novas tecnologias e tendências. Desta forma, continuamos como referência do mercado.

empresa de fundição de metais

Para ficar por dentro de mais dicas e novidades sobre o setor, confira nosso blog. Aqui você encontra tudo sobre.

Deixe um comentário