Também chamado de fio magnético, o cobre esmaltado é um ótimo condutor de eletricidade e possui uma característica marcante, é coberto por uma fina, porém resistente capa de esmalte isolante. Existem cobre esmaltados com espessuras diferentes, que por sua vez, possuem finalidades distintas.
Onde o cobre esmaltado é utilizado?
É bem comum encontrar cobre esmaltado em componentes eletrônicos. Podemos citar alguns casos:
Medidores de consumo de energia elétrica;
Motores geradores, fracionários, de tração e de arranque;
Motores de aparelhos domésticos e de unidades seladas de refrigeração;
Transformadores a seco e também a óleo;
Motores, transformadores e reatores e diversos outros aparelhos que trabalham em condições de umidade;
Reatores, reguladores, bobinas de ignição;
Motores de aparelhos domésticos;
Transformadores para aparelhos de TV e rádio;
Micromotores;
Bobinas de corrente de medidores;
Ferramentas elétricas;
Transformadores de motores de alta tensão;
Motores Herméticos;
Reatores para lâmpadas fluorescentes;
Bobinas encapsuladas;
Bombas submersas.
Para identificar o tipo de cobre esmaltado é preciso verificar o código AWG (American Wire Gauge) que classifica a espessura do produto, do mais fino ao mais grosso, com número correspondente 44 (mais fino) a 0000 (mais grosso).
Porém, importante ressaltar neste ponto, que é possível encontrar cobre esmaltados mais finos, porém são opções que somente são trabalhadas via maquinário específico. Trata-se de um fio muito delicado, muito mais. Para termos uma ideia, o número 44 já é um fio de cobre mais fino que um fio de cabelo.
Características do cobre esmaltado
Além do código AWG, que mede a espessura, o diâmetro também deve ser considerado por quem deseja comprar cobre esmaltado. Seu cálculo é essencial para determinar a área útil do mesmo e isso impacta em diferentes características elétricas, como capacidade máxima de corrente, resistividade, dentre outras.
Outro detalhe importante é em relação à seção em milímetros quadrados, uma indicação que determina a capacidade máxima de condução de corrente do dispositivo em que o fio está sendo utilizado.
Por exemplo, fios esmaltados comuns possuem corrente na ordem de 3,2 ampères por milímetro². Além disso, a resistência por metro também é apontada pela seção, sendo cada vez maior quanto mais fino é o fio. Desta maneira, é preciso aplicar uma relação de proporção inversa sempre que for realizar tais cálculos.
EMPRESA ESPECIALIZADA EM COBRE ESMALTADO DE ALTA QUALIDADE
Quer adquirir o cobre esmaltado de alta qualidade? Conte com a FBM!
A FBM - Fundição Brasileira de Metais é uma empresa brasileira dedicada a oferecer soluções em metais não-ferrosos: sucatas e lingotes nas mais variadas ligas. Sua trajetória teve início em 1976, com a Açomete que foi criada a partir de uma parceria entre empresários já estabelecidos e com muita experiência no ramo de metais.
Dentro da filosofia de busca pela qualidade e foco no cliente como diferencial competitivo, a Açomete tinha como principal atividade atuar no ramo de reciclagem de metais, em especial na compra e venda de sucatas de metais não ferrosos.
Seguindo sua missão de oferecer soluções em matérias-primas de metais não-ferrosos a Açomete criou em 1986 a FBM - Fundição Brasileira de Metais, com a finalidade de oferecer a seus clientes além das sucatas de metais não ferrosos, lingotes nas mais variadas ligas. Atualmente a Açomete foi incorporada pela FBM que permanece com todos os negócios, valores e ideais da antiga empresa. Com sua estrutura forte e ágil, está sempre pronta a atender e satisfazer clientes e fornecedores.