Conheça o protagonismo do silício na indústria de eletrônicos

silicio

O silício é um elemento abundante na crosta terrestre, encontrado em rochas, solos, areias, plantas, fontes de águas naturais, entre outros locais. Além disso, o material serve para fabricação de ligas metálicas, resinas e, especialmente, componentes eletrônicos.

A utilização do silício em equipamentos ligados à tecnologia é tão ampla que, o maior polo de inovação do mundo, localizado na Califórnia, nos Estados Unidos, foi batizado em homenagem ao material: Vale do Silício. 

A seguir, vamos falar mais a respeito de para que serve silício, principalmente na indústria de eletrônicos, bem como onde comprar lingote silício em SP. Se interessou pelo assunto? Continue a leitura!

As aplicações do silício na indústria eletrônica

silicio

O silício é considerado um material semicondutor, isto é, não possui baixa resistência para facilitar a passagem de elétrons, nem mesmo é resistente a ponto de impedir o curso das correntes elétricas. 

Essa propriedade, somada ao fato de ser uma matéria-prima facilmente encontrada na terra, tornam o silício protagonista na fabricação de dispositivos microeletrônicos, que integram praticamente todos os equipamentos eletrônicos na atualidade, desde computadores a celulares.  

Além disso, o silício consegue transformar energia mecânica em elétrica. Por isso, o lingote de silício é muito aproveitado para construção de painéis fotovoltaicos (convertem energia solar em corrente elétrica).

Outras aplicações, além do universo da tecnologia 

silicio

Apesar de estar relacionado ao universo eletrônico, por desempenhar a função de coração do sistema em inúmeros dispositivos, as aplicações do silício não são limitadas ao mundo da tecnologia. Trata-se de um material útil para diversas indústrias, entre as quais:

  • construção civil (presente em materiais como cimento, cerâmica e vidro);
  • fabricação de ligas metálicas, especialmente alumínio;
  • composição de silicone;
  • lubrificantes;
  • embalagens de medicamentos;
  • e muito mais. 

A importância da reciclagem do lingote silício 

Apesar de ser um material facilmente encontrado na natureza, a reciclagem de silício é fundamental para saúde dos seres humanos e para preservação do meio ambiente. 

Isso porque, o descarte incorreto dos produtos feitos com silício, aumenta o risco de contaminação do ar. Ao ser inalada, a substância causa inúmeras doenças, entre as quais: pneumonia, silicose e até mesmo câncer no pulmão.

A extração do silício em dunas, por exemplo, também promove a dissipação de partículas da substância na atmosfera. Além disso, esse tipo de trabalho altera a fauna e flora local, promovendo prejuízos à natureza e ao turismo da região. 

Onde comprar silício em SP?

O melhor lugar onde comprar silício em SP, é em um fornecedor que se preocupa com o meio ambiente e oferece soluções de elevada qualidade, com melhor custo-benefício. Estamos falando da Fundição Brasileira de Metais (FBM), empresa que está há décadas no mercado, trabalhando com a reciclagem de metais não ferrosos e a comercialização de lingotes variados. 

Acesse o nosso site e encontre o que há de mais completo para atender às necessidades da sua indústria!

fbm logo

Gostou deste conteúdo? Para conhecer mais a respeito das características e aplicações das principais ligas de metais não ferrosos, continue acompanhando o blog FBM

Deixe um comentário